sexta-feira, 4 de maio de 2012

POESIA DA PRESENÇA INVISÍVEL - POEMA DE JOAQUIM CARDOZO


Através do quadro invisível iluminado da janela
Olho as grandes nuvens que chegaram do Oriente
E me lembro dos homens que seriam meus amigos
Se eu tivesse nascido em Cingapura.


E aqueles que tiveram comigo nas horas concluídas
Ainda impressionam o ar
- Todos ele perderam-se no mar.


Agora, na praia deserta estou sozinho
- Caminho
Com os pés descalços na areia.


Nesta tarde morta o perfume das almas
Invade as enseadas, estende-se sobre os rios, paira sobre [as colinas
- A Natureza assume a precária presença de um sonho;
Um trem corre sereno na planície dos homens ausentes;
Do fundo de minha memória sobe um canto de guitarras [confusas;
Sinto correr de minha boca um rio de sombra,
A sombra contínua e suave na Noite.


Do livro Poesia

2 comentários:

Teté M. Jorge disse...

Aprendo tanto vindo aqui... obrigada.

Beijo grande, poeta.
Bom fim de semana.

Unknown disse...

MUITO BOM.